Partilhar este artigo...
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone

portal-construcao-sustentavel         concreta

O Portal da Construção Sustentável apostou forte, enquanto fonte interessante de negócios, no já conceituado e incontornável evento, A CONCRETA ,  de cujo conceito da sua edição de 2015, ressaltou a aposta na reabilitação, construção, arquitectura, design, sustentabilidade e tecnologia com vista a impulsionar a internacionalização. Melhor dito, apostar no futuro quebrando conceitos existentes, e como tal promover as indústrias nacionais junto de compradores internacionais bem como divulgar as novas tendências

Os comissários do evento foram os LIKEarchitects – arquitectos portugueses seleccionados no ano de 2014 para a Bienal de Veneza e o Evento é organizado em parceria com a Ordem dos Arquitectos..

concreta02

Neste certame, para alem do seu espaço expositivo, construído de propósito para o efeito, o  Portal Da Construção Sustentavel, promoveu dois importantes seminários, ambos com entradas gratuitas

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. COBERTURAS, REVESTIMENTOS E FACHADAS.

20 NOV 2015 | EXPONOR | SALA HENRY TILLO

Este encontro pretende apresentar aos participantes o desenvolvimento tecnológico em fachadas, relacionado com um isolamento eficaz, que permita ao utilizador uma menor necessidade de sistemas mecânicos para climatização, iluminação, ventilação Também o custo-benefício da utilização de materiais e técnicas adequadas para a evolvente exterior dos edifícios será analisado, bem como a análise do ciclo de vida dos produtos utilizados no setor da construção que, ainda é um dos maiores consumidores. Para que a sessão de trabalho seja o mais profícua possível serão realizados workshops de construção com a utilização dos materiais abordados em sessão teórica em sala.

20 NOV 2015

ENTRADA GRATUITA MAS

PROGRAMA

10h00 Abertura (em sala)

Fachadas e revestimentos

10h10 Fachadas ventiladas | Alucobond

10h30 Isolamento pelo exterior | SecilArgamassas Revestimentos

10h50 Paredes e Revestimentos | Grupo Preceram

11h10 O papel do vidro nas fachadas | Saint Gobain Glass

11h30 INTERVALO

11h40 Madeiras sustentáveis | Banema

12h00 Reutilização de excedentes | Coretech | Vestwall

Coberturas

12h20 Coberturas Verdes | Neoturf

12h40 Coberturas | Coelho da Silva

13h00 INTERVALO ALMOÇO

14h30 WORKSHOPS (no recinto da feira)

14h30 Execução de parede em Tijolo térmico + SecilVitCork (Stand Secil)

16h00 Execução de revestimento de parede interior (stand Gyptec)

17h30 Execução de cobertura verde (Stand Neoturf)

19h00 Fachada Alucobond (praça da sustentabilidade | PCS)

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. ÁGUA, ILUMINAÇÃO E REVESTIMENTOS INTERIORES.

21 NOV 2015| EXPONOR | SALA HENRY TILLO

Poupar água, significa poupar energia, nomeadamente nas cozinhas e nas casas de banho. Estas representam cerca de 32% do consumo habitacional de água, já os chuveiros cerca de 40% dos consumos de água nas nossas casas. De acordo com os consumos habitacionais de água, estima-se que o uso de mecanismos eficientes com dispositivos economizadores de água poderá resultar numa poupança significativa em água e energia. A eletricidade para iluminação pode representar uma parte importante dos custos totais em energia e emissões de CO2. Também nos materiais de revestimento interiores devem considerar-se as escolhas que minimizem o consumo de recursos.

21 NOV 2015

ENTRADA GRATUITA MAS

PROGRAMA

10h00 Abertura

Poupar água é poupar energia.

10h10 redutores de caudal | ecofree

10h30 poupar água e energia em sistemas de descarga | OLI

10h50 equipamentos sanitários mais sustentáveis | Sanindusa

11h10 reduzir e reutilizar água | Premierthec

11h30 INTERVALO

Iluminação e eficiência energética

11h50 eficiência energética na iluminação | OSRAM

12h10 iluminação natural através do Solarspot | Termipol

Revestimentos interiores

12h30 painéis derivados de madeira para construção e sustentabilidade | SONAEINSDUSTRIA

12h50 DEBATE E ENCERRAMENTO

 

Por amável convite da Senhora Arqtª Aline Delgado, do Portal da Construção Sustentável, a Saint-Gobain, teve a oportunidade de apresentar e refletir com a assistência, os desafios do vidro na arquitetura moderna, nomeadamente no concerne à eficiência energética.

A apresentação este a cargo do Diretor de Marketing da Saint-Gobain Glass,  Engº Artur Reynolds Brandão.

construcao-sustentavel

 

PORTAL DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL LANÇA GUIA PARA A REABILITAÇÃO ENERGETICA DE EDIFICIOS

Foi lançado a 09 de Outubro, a edição actualizada do Guia para a Reabilitação Energética de Edifícios. Nesta nova edição são fornecidos elementos e conselhos para uma construção energeticamente mais eficiente, contribuindo assim para uma Arquitectura mais Sustentável.

Em 2020, todos os edifícios novos deverão ser altamente eficientes e ter um balanço energético próximo do zero. O conceito já existe, mas vai passar a ser obrigatório. A partir de 2020, os edifícios novos terão de ser “nearly zero energy buildings” (NZEB) e os edifícios do Estado vão ser os primeiros a ter que dar o exemplo, dois anos antes, em 2018. (in www.edificioseenergia.pt)

Em Portugal o parque urbano está sobrelotado, tendo o setor da construção baixado drasticamente a sua atividade para novos edifícios, verificando-se uma redução de cerca de 80% no número de novos alojamentos concluídos entre 2009 e 2015, prevendo-se a continuação desta tendência (Fonte: EUROCONSTRUCT, 74th Conference). Este setor terá obrigatoriamente que apostar na reabilitação de edifícios que, além do mais é urgente e necessária. No entanto Portugal continua ainda a apresentar valores de produtividade do segmento da reabilitação de edifícios inferiores à média europeia.

Perante este cenário, decidiu o PCS editar um Guia para reabilitação Energética de Edifícios, onde poderão ser encontradas informações sobre como tornar os edifícios existentes mais eficientes sob o ponto de vista do consumo de energia e sustentabilidade. Esta é uma responsabilidade que cabe aos arquitetos, uma vez que são eles os responsáveis pelos respetivos projetos. Neste guia serão encontradas soluções para as principais patologias associadas aos edifícios existentes e ainda informação sobre produtos, materiais e equipamentos que contribuam para a sustentabilidade do setor da construção, promovendo para além de eficiência energética, a poupança de água e diminuição de produção de resíduos.

Importa salientar que a reorientação do setor da construção para a reabilitação de edifícios poderá contribuir para a melhoria das condições de funcionalidade e segurança do parque edificado, para a manutenção ou aumento da produtividade e nível de empregabilidade da indústria da construção e ainda para a revitalização social e económica de zonas urbanas, atualmente degradadas e pouco habitadas.

Preço de cada exemplar: 12€30

Desconto de 20%: arquitetos, estudantes, membros PCS

 

reabilitacao

 

Associado a este lançamento do GUIA PARA A REBILITAÇÃO ENERGÉTICA DE EDIFÍCIOS, teve lugar um curso de três dias, sob a mesma temática e essencialmente dirigido a arquitectos, o qual mereceu uma viva e participada presença de profissionais deste setor.

A Saint-Gobain Glass, na pessoa do seu Diretor de marketing, Engº Artur Reynolds Brandão, teve o privilegio de participar como orador convidado, sendo o tema abordado, o do forte empenho estratégico e operacional do vidro na arquitetura moderna e desafios e soluções, no que respeita à eficiência energética, inovação e desenvolvimento sustentável.

Partilhar este artigo...
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone