Partilhar este artigo...
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone

No passado 3 de Dezembro, na Sede do Grupo em Madrid, celebrou-se o acto de entrega da segunda edição dos Premios Saint-Gobain Cristalería/CITAV de “Arquitectura en Vidrio” 2015 organizados e patrocinados pela multinacional vidreira com a colaboração do Conselhoo Superior de Colegios de Arquitectos de Espanha (CSCAE) e  a participação da  Ordem dos Arquitectos de Portugal.

 

D. Antonio Garrabé Navarro, Director Vidrio Construcción España y Portugal de Saint-Gobain

D. Antonio Garrabé Navarro, Director Vidrio Construcción España y Portugal de Saint-Gobain

 

Saint-Gobain Glass reuniu na sua nova sede central de Madrid mais de uma centena de profesionais do sector da construção e das fachadas envidraçadas para celebrar a entrega desta segunda edição dos premios que, sob a denominação “Arquitectura en Vidro”, a multinacional vidreira Saint-Gobain e o seu departamento Técnico CITAV otorgam para reconhecer o labor dos profesionais de Espanha e Portugal implicados na inclusão deste material na construção actual. As nomeações do Juri  em cada uma das tres categorías, premiaram o estudio de arquitectura MYTAKI Arquitectura y Diseño, o fachadista Rubio Gámez e Hermanos Orozco Cristalerías como transformador vidreiro. Igualmente foi nomeado com  segundo premio na categoría de melhor projecto o Estudio Básico de Arquitectura.

A convocatoria da presente edição dos Premios Saint-Gobain Cristalería / CITAV de Arquitectura en Vidro foi aberta em março com o objetivo de valorar los mejores projectos realizados entre 2014 y 2015 que tenham apostado pela utilização do vidro como elemento constructivo principal da envolvente do edificio. Das 26 propostas apresentadas foram admitidas a concurso um total de 18 entre as tres categorías convocadas; melhor projecto, melhor fachada e melhor solução em vidro, valorando aqueles projectos que tenham potenciado ao máximo a incorporação deste material e suas características técnicas, tendo em conta também os desenhos singulares dos projectos integrando o edificio no seu entorno.

Saint-Gobain Glass reuniu na sede do grupo em Príncipe de Vergara em Madrid, cerca de uma centena de profesionais dedicados ao disenho, á projeccão e à transformação e colocação do vidro como elemento principal num edificio.

O juri dos Premios contou com destacadas figuras do mundo da Arquitectura, como D. Mariano Bayón Alvarez arquitecto de ampla e reconhecida trajectoria, e referentes do sector das fachadas como o arquitecto consultor de fachadas D. Jesús Cerezo Miguel de ENAR- Envolventes Arquitectónicas  e o  Director Técnico de Schuco Iberia D. Angel Funcia Sánchez-Pardo. Igualmente no âmbito institucional o Juri contou com a participação do Conselho Superior de Colegio de Arquitectos de Espanha representado pelo seu Secretario D. Eloy Algorri García e a Ordem dos Arquitectos de Portugal na pessoa do Sr Arqtº Paulo Jorge Serodio Lopes.

 

D. Eloy Algorri García, Secretario del Consejo Superior de Colegios de Arquitectos de España.

D. Eloy Algorri García, Secretario del Consejo Superior de Colegios de Arquitectos de España.

 

Por parte de Saint-Gobain Glass, como organizador dos Premios, participaram  o Sr  José Carlos Mateus Bigode arquitecto da equipa portuguesa, Sr. Arqtº David Blanco Santos membro do CITAV  e D. Eduardo De Ramos,  Director do CITAV e Presidente do Juri.

O Juri decidiu pela atribuição dos seguintes galardoados:

  • PREMIO MELHOR PROJECTO: concedido ao Estudio MYTAKI Arquitectura y Diseño pelo seu Projecto “GALACTICA: Centro de Difusión y Práctica de la Astronomía” en Arcos de las Salinas (Teruel).
  • ACCESIT na categoría MELHOR PROJECTO: concedido a TALLER  BASICO DE ARQUITECTURA pelo seu Projecto “Escuela Infantil” en Haro (La Rioja).
  • PREMIO MELHOR FACHADA: ganho pelo fachadista RUBIO GAMEZ, S.L. pels fachada realizada no edificio  Instituto Canario de Estudios Superiores (ICSE) en Las Palmas de Gran Canaria.
  • PREMIO MELHOR SOLUÇÃO EM VIDRO outorgado a HERMANOS OROZCO CRISTALERIAS  pelo envidraçado realizado no  Projecto Vivienda en Parque Conde de Orgaz.

Uma fantástica noite na qual se partilharam opinioes e vivencias sobre o sector, entre  arquitectos, industriales, fachadistas e vidrieros.

Partilhar este artigo...
Share on FacebookShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPrint this pageEmail this to someone